terça-feira, 15 de abril de 2014

Exercício de Física ( 2ª série )




Exercício de Aprendizagem Física II

1. Um jornalista, em visita aos Estados Unidos, passou pelo deserto de Mojave, onde são realizados os pousos dos ônibus espaciais da Nasa. Ao parar em um posto de gasolina, à beira da estrada, ele observou um grande painel eletrônico que indicava a temperatura local na escala Fahrenheit. Ao fazer a conversão para a escala Celsius, ele encontrou o valor 45 °C. Que valor ele havia observado no painel?

2. (CESGRANRIO-RJ) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0°X corresponde a -4°F, e a temperatura de 100°X corresponde a 68°F. Qual o valor da ta temperatura de fusão do gelonesta escala X? 

3. (ITA-SP) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60°C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

4. (Vunesp-SP) Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal, tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em graus Celsius e Fahrenheit

5. (UFSM-RS) Calor é:

a) A energia contida em um corpo
b) A energia que se transfere de um corpo para outro, quando existe uma diferença de temperatura entre eles.
c) Um fluido invisível e sem peso que é transmitido de um corpo para outro.
d) A transferência de temperatura de um corpo para outro.
e) A energia que se transfere espontaneamente do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.



Prof: Aymar Silva.

A Física no nosso dia a dia

Os fenômenos da Física estão presentes em diversos momentos do nosso dia. 
Veja algumas curiosidades do nosso  dia a dia:
                       
1. Por que a chama da vela sempre fica para cima mesmo que a vela não esteja em pé? 
 Existe um fenômeno da Física chamado convecção. Ele ocorre em líquidos e gases, e resumidamente trata-se do movimento para cima das porções mais quentes de um material. No caso da vela, os gases expelidos pelo pavio estão muito quentes e, por isso, eles sobem. O ar ambiente, mais frio, toma o lugar desse ar quente alimentando a chama constatemente com oxigênio. Quando viramos a vela de cabeça para baixo, a convecção continua acontecendo, gases quentes sobem e o ar frio toma seu espaço, em um movimento para cima, dando ao fogo seu formato característico.


2. Por que um saco de supermercado pesado arrebenta se for levantado rapidamente? 
Isto acontece devido à inércia. A sacola cheia, em repouso, tem a tendência de permanecer parada até que uma força seja aplicada sobre ela, ou seja, para que se possa levantar a sacola é necessário "vencer" essa tendência. Se o puxão for muito forte, a quantidade de força aplicada acaba sendo superior à resistência da própria sacola, que rasga. Puxando devagar, é possível dosar a força para que seja suficiente para suspender a sacola, sem ultrapassar o limite do saco.



3. Por que uma mesma garrafa térmica consegue conservar líquidos frios e quentes?A estrutura interna de uma garrafa térmica é constituída por uma ampola de vidro com dupla parede espelhada entre as quais existe vácuo. Esse sistema reduz significativamente a troca de calor entre o líquido que está lá dentro e o meio externo, pois impede a troca de claor por irradiação - devido ao espelhamento -, por convecção - devido ao vácuo entre as paredes duplas - e por condução - já que o vidro é um mal condutor térmico. Assim, o líquido demora a esfriar se estiver quente e a esfriar se estiver frio..




 Créditos: Físicos da USP | Gerson Santos, Daniel Santos e Wilson Namen, Integrantes do Ciência em Show | Hélio Gianesella, professor de física do pré-vestibular do COC - p/ o Portal Terra)

Prof: Aymar Silva. Prof de Física em Cedral- MA.