domingo, 25 de maio de 2014

Plano Bimestral de Física


CEDRAL – MA
2014


Nível de modalidade: Ensino Médio
Área de conhecimento; Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias
Disciplina; FÍSICA
2ª Série

Professora:  Aymar de Jesus A.  A Silva.




1° PERÍODO

COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

  •            Conhecer conceitualmente Termologia, Dilatação térmica dos sólidos  e líquidos
  •            Diferenciar calor de sensação térmica;
  •            Conhecer as escalas termométricas, os tipos de dilatações térmicas e sua importância no nosso dia a dia.
  •            Conhecer as fórmulas matemáticas para resolução de problemas propostos
  •            Desenvolver problemas de Aplicação individuais e em grupo



·         TERMOLOGIA
    Calor e Temperatura
Sensação Térmica
 Equilíbrio Térmico
       Escalas Termométricas
Conversão entre as escalas Termométricas
          

·         DILATAÇÃO TÉRMICA
Dilatação linear


  •          Exposição de conteúdos.
  •            Leitura dos conteúdos.
  •            Elaboração e análise de exercícios.
  •           Apresentação de vídeos e slides como reforço do conteúdo



  •             Comportamento e participação positiva em sala de aula,
  •            Tarefas de casa, trabalhos em grupos e individuais.
  •                Avaliações.



CEDRAL – MA
2014


Nível de modalidade: Ensino Médio
Área de conhecimento; Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias
Disciplina; FÍSICA
3ª Série
Professora:  Aymar e Jesus A. Silva.

1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
METODOLOGIAS
Avaliação

           Conhecer os tipos de cargas elétricas
           Saber diferenciar um corpo eletrizado de um corpo neutro.
           Conhecer os processos de eletrização
           Reconhecer a estrutura molecular da matéria
           Conhecer um eletroscópio, através de experiências feitas em sala de aula.
          Conhecer a lei de Coulomb, sua fórmula matemática
           Resolver problemas propostos

·         ELETROSTÁTICA:
Carga elétrica(Conceitos fundamentais);
  Processos de Eletrização:
Condutores e isolantes:
        Conservação das cargas elétricas
        Eletroscópio

·         FORÇA ELÉTRICA :
Lei de Coulomb

           Utilização de textos científicos e vídeos sobre carga elétrica
           Exploração do conteúdo, debate
           Elaboração e análise de exercícios de aplicação e proposto

           Comportamento e participação positiva em sala de aula,
           Tarefas de casa, trabalhos em grupos e individuais.
           Avaliações escritas






Nenhum comentário:

Postar um comentário